15 de setembro de 2012

Veneza


É a cidade mais diferente que já vi! Incrivelmente bonita e abala completamente nossa concepção de "cidade".



   Antes de ir a Veneza eu a imaginava como cidade inundada, mas não, quando estive lá, em junho deste ano, estava tudo normal. Em algumas épocas do ano há sim inundações, segundo moradores.

   Veneza foi construída sobre um conjunto de ilhas no mar Adriático. No ano 452 as ilhas foram ocupadas por pescadores refugiados das invasões bárbaras.
A partir do século IX, a população aumentava e novos espaços tinham que ser criados para construções. A solução foi expandir as porções de terra firme e até criar novas ilhas por meio de aterramento. Essa estratégia de ocupação encurtou a distância entre algumas ilhas, formando canais e possibilitando o surgimento de construções maiores. Veneza só começou a ser construída pra valer em 810.
  
Ponte Rialto

   Veneza tem 409 pontes. A do Rialto é de 1591, e foi a primeira a atravessar o grande canal. Atualmente, é proibido construir novas pontes e edificações no centro histórico, para preservar a antiga estrutura da cidade.

 


   Essa é a Piazza San Marco. A Basílica de São Marcos é a mais famosa das igrejas de Veneza, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina, assim como a Hagia Sofia de Constantinopla, hoje Istambul. Essa igrejas possuem diversas cúpulas, são edifícios  grandes e espaçosos, extremamente decorados.






Era a Veneza na Ponte dos Suspiros; um palácio de um lado, do outro uma prisão; vede o seu perfil emergir da água como o toque da varinha de um mágico…
Lord Byron, em Childe Harold's Pilgrimage, canto IV, estr. 1, 1812

 










   O Carnaval de Veneza é uma festa que dura dez dias e em que os participantes costumam usar trajes típicos do século XVIII e máscaras. Interrompido em 1797, foi somente retomado na década de 1980. A cidade está cheia de souvenirs e temáticas nesse sentido.


   O centro histórico de Veneza é formado hoje por 117 ilhas muito próximas, recortadas por 150 canais. Devido aos crescentes custos de moradia, inundações freqüentes e envelhecimento da população, o número de moradores caiu pela metade nos últimos 40 anos - são 62 mil, atualmente. Se continuar nesse ritmo, especialistas estimam que até 2030 Veneza seja uma cidade ocupada exclusivamente por turistas - 50 mil visitam a cidade diariamente.
 

 


   O barco clássico veneziano é a gôndola, mas agora é mais utilizado por turistas. Praticamente todos os moradores de veneza têm um barco, o sistema de transporte público da cidade é de barcos. No centro histórico e nas ilhas não há carros. Pela ponte que dá acesso do continente à ilha principal se chega de carro, mas não há como ir além.

 

Lasanha italiana, me custou 11 euros. Preço aceitável pra um ponto turístico agitado em Veneza.


Aqui um pouco da arquitetura gótica ao redor da Piazza San Marco.
Em Veneza nasceu e viveu Antonio Vivaldi (1678-1741).
Se tivesse de procurar uma palavra que substituísse "música" poderia pensar em "Veneza".
Friedrich Nietzsche


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...