16 de julho de 2009

ASTROFOTOGRAFIA

 
   Participei de um curso de astrofotografia com o famoso astrônomo e astrofotógrafo Rodolfo Langui. As técnicas são muito interessantes e os resultados fascinantes!


   Tiramos várias fotos com o uso de telescópios. Não adianta tentar usar a câmera digital comum sem telescópio, a foto será uma mancha branca da lua, por exemplo. É necessário o uso de um telescópio, luneta ou até mesmo binóculos.

 Estas da Lua foram tiradas da lente do telescópio, algumas são minhas, outras, dos colegas da oficina:
                               



         



    Se for usar uma câmera manual profissional ou digital profissional e deixar a lente aberta durante algum tempo, para a maior entrada de luz, e consequentemente mais detalhes, é preciso que se faça uma engenhoca, uma plataforma equatorial, que construímos, para movimentar a câmera a cada um minuto, para que não saiam riscos na foto, devido ao movimento da Terra, e das próprias "estrelas", mas não tenho as fotos.
   Estas são nossas fotos, sem a placa equatorial:




Página do professor Langui, http://sites.google.com/site/proflanghi
Mais sobre astrofotografia, http://www.astrosurf.com

Um comentário:

  1. Foi uma experiência fantástica. O ar que pairava sob nossos narizes era surpreendentemente culto e fascinante. Tudo que aprendemos somados a experiência e pessoas que conhecemos e pudemos desenvolver conversas de níveis muito interessantes fez desse dia um GRANDE DIA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...